domingo, 27 de dezembro de 2015

Frota executiva de Salvador terá pintura própria

Finalmente consegui as fotos clicadas pelo busólogo Renato Primavera Junior, mostrando em primeira mão a pintura que a frota executiva de Salvador terá a partir de agora. Isso sinaliza que a prefeitura vai manter o serviço na capital baiana e reforça a tese dita pelo secretário de transportes que o sistema poderá ser ampliado. Tomara, os soteropolitanos necessitam também de um serviço diferenciado.



quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Chegaram os danados!

Finalmente no último dia 20 chegaram na cidade os novos carros para Feira de Santana, que circularão a partir do início de 2016! Serão mais de 230 carros para toda a cidade, entre vários Apaches Vip 4 e Fix 2013 da CAIO encarroçados sobre chassis da Mercedes-Benz e Volkswagen. 

Do contrário do que foi mencionado, nenhum possui ar condicionado nem motorização traseira e muito menos piso baixo (uma pena). Mas a maioria (não tenho certeza disso) possui poltronas acolchoadas altas, o que é um bom avanço de qualidade.

Cada empresa possui sua própria pintura, outro grande avanço em tempos de epidêmica padronização visual de frotas pelo país. Se as empresas venceram uma licitação, tem mais é que mostrar a sua identidade para que o povo compartilhe do resultado desta licitação!

Aguardemos a circulação da frota em janeiro próximo.






terça-feira, 10 de novembro de 2015

A BTM, versão intermunicipal da Salvador Norte, apresenta sua pintura definitiva

A BTM, Bahia Transportes Metropolitanos, que surgiu da fusão da BTU, da ODM e da Via Nova, respectivamente versões intermunicipais da BTU, Ondina e Rio Vermelho, apresentou recentemente em sua garagem em Santiago de Compostela, rua que liga Iguatemi a Brotas, a sua identidade definitiva, que é simples, mas muito bonita. A era dos brancões aos poucos chega ao fim.

O visual segue o estilo das padronizadas municipais, e é bem semelhante a nova pintura da ATP (Alagoinhas Transportes Públicos) que pertence ao grupo. A cor é vermelha como a empresa de Alagoinhas, o que deve facilitar na hora de transferir carros para lá, trocando apenas o nome e a numeração. 

A empresa carinhosamente considerada a ressurreição da Vibemsa metropolitana promete gradativamente identificar toda a frota desta forma, prioritariamente os veículos equipados com elevadores para cadeirantes. 

Não fomos informados sobre renovação de frota, mas cremos que isso não demore muito vista a enorme quantidade de carros antigos na frota intermunicipal.



sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Na contramão de tendência nacional, Feira de Santana elimina pintura padronizada

Os baianos estão a fim de causar (no melhor dos sentidos). Esse povo, que é símbolo da diversidade nacional, pelo jeito não quer padronizar nada, nem os ônibus. Mesmo adotando padronização em Salvador e Vitória da Conquista, fez questão de diferir as empresas pelas cores, favorecendo a identificação das empresas pelos usuários. Mas Feira fez diferente.

Cidade baiana que adotou a pintura padronizada há mais tempo, resolveu favorecer a população e decidiu que cada empresa teria sua pintura própria, apenas com o nome da cidade junto ao da empresa, que seria claramente identificada. 

Além do respeito ao usuário, que tem o direito de saber quais as empresas venceram a licitação para atuar em sua cidade, isso significa a verdadeira transparência do processo, já que não se esconde o resultado da licitação, como acontece em outros estados, sobretudo no Rio de Janeiro (cujo fardamento completa hoje 5 anos na capital), a pátria de Eduardo Cunha, um cara que gosta de esconder coisas importantes.

Parabéns para Feira de Santana (o Vip IV alongado e com três portas foi um modelo muito bem escolhido para ambas as empresas), que recebeu empresas realmente inéditas em sua licitação e que renova agora a sua frota prometendo mais melhorias no transporte da agradável cidade que me enche de simpatia.



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Inicia-se operação emergencial em Feira de Santana

Chegaram finalmente os ônibus para fazer o serviço de transporte público de Feira de Santana, após a saída das antigas empresas que alegaram falta de recursos para continuar operando. As empresas alegam que o preço das passagens é baixo demais para sustentar o sistema.

Com isso, as empresas vencedoras da licitação (uma das poucas licitações no país a ter empresas inéditas como vencedoras), as paulistas Rosa (que faz fretamento em Niterói e que eu fotografei muito) e São João Votorantim (utilizando veículos de sua subsidiária, a Sambaíba), já mandaram carros para operação emergencial, a ser iniciada 6 meses antes da oficialização da entrega das linhas às empresas vencedoras.

As empresas mandaram carros que já operavam nas cidades-sede e prometem mandar mais ônibus para operar na idade baiana. Com a oficialização, no começo de 2016, as empresas deverão colocar carros zero quilômetro para rodar na cidade.

Lembrando que a operação será no inicio de forma precária, por ser emergencial, mas deve ser melhorado aos poucos.

Eis os carros a operar nas linhas ainda nesta semana (Observação: os carros refrigerados rodarão com o aparelho desligado):




domingo, 28 de junho de 2015

Ótima tambem vem de Svelto

O consórcio-empresa Ótima/OT Trans acaba de receber a primeira leva dos 120 carros da Comil Svelto para substituir os carros sem elevador ara cadeirantes de sua frota.

Agora todos os consórcios-empresas tem exemplares da carroceria, que existia na frota da extinta Barramar (e não aproveitada pelas novas empresas). Mas do contrário da Plataforma (que completou recentemente 200 exemplares recebidos, todos com chassis MAN/VW) e da Salvador Norte (que além de receber zerados, ainda adaptou vários VW e alguns Volvos existentes nas empresas-acionistas), os da Ótima são encarroçados sobre plataforma Mercedes Benz.

Com o perdão do trocadilho, foi uma ótima aquisição da Ótima. Os carros deverão rodar em curto prazo, nas áreas onde o consórcio-empresa serve. 





quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escolhidas as empresas que irão operar em Feira de Santana!

Essa decisão foi tomada há um tempinho, mas só agora encontramos a oportunidade para mencioná-la. Saiu há alguns meses a decisão sobre a licitação de transportes de Feira de Santana e as empresas escolhidas foram....

Rosa Turismo - Eu conheço esta empresa. Com sede em Tatuí, estado de São Paulo, a Rosa atua fazendo fretamento aqui em Niterói. Ela também opera linhas urbanas regulares no interior paulista. O serviço dela no setor é excelente e há renovação constante de sua frota. Gosta de variar as marcas de chassis e possui muitos Volvos em sua frota. Eu mesmo tive a oportunidade de fazer muitas fotos dessa empresa, mas coloco aqui a que achei melhor. 

São João Votorantim - Não sei muito sobre esta empresa. Nunca vi pessoalmente. O site oficial dela está fora do ar. Mas entusiastas que conhecem a empresa dizem que ela também é excelente. Faz linhas regulares nos municípios paulistas de Votorantim e de Sorocaba, fazendo também linhas municipais nesta última. Faz também linhas intermunicipais com carros rodoviários. Possui boa frota e bastante moderna. Também varia seus chassis, dando espaço a modelos da marca Scania em sua frota.

Não se sabe ainda quando elas irão rodar. O que se sabe é que elas também operarão o sistema de BRT na cidade (que tem estrutura pronta para este tipo de transporte, caso raro no país) e que a pintura, a ser escolhida através de um concurso, com participação de entusiastas, seguirá critério de tipo de serviço, como acontece em Curitiba. 

As atuais operadoras não permanecerão no sistema. Aguardaremos mais novidades a respeito do novo sistema de Feira de Santana.



terça-feira, 21 de abril de 2015

Vitral é oficialmente extinta. Não continuará nem como empresa acionista

Anunciada oficialmente ontem a extinção da empresa Vitral. A empresa, que através de muitos boatos e especulações, havia sido mencionada na lista de supostas contempladas pela licitação com outro nome, Unibus, não foi escolhida para participar do sistema Integra que opera hoje em Salvador, por três operadoras controladas por várias empresas acionistas. 

Ou seja, nem mesmo como acionista da operadora Ótima/OT Trans, área de boa parte das linhas da empresa (que tem filiais em Aracaju e Fortaleza) a Vitral permaneceu, cedendo funcionários, garagens e veículos para as outras acionistas da operadora.

Fica a lembrança de sua lindíssima pintura de bom gosto, que iria desaparecer de qualquer maneira, e o agradecimento a mesma pelo ótimo serviço que prestava (era uma das melhores de Salvador). E mais responsabilidade para as outras empresas acionistas da Ótima/OT Trans para honrarem a qualidade de serviço nas linhas assumidas.


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sul baiano investe em ônibus com ar condicionado. Outras cidades interioranas investem em frotas mais confortáveis. Já a capital, Salvador, nem tchuns!

A Bahia é um estado estranho. Onde as autoridades da capital conseguem ser menos avançadas que algumas cidades do interior. O sul baiano investe cada vez mais em conforto nos ônibus e adquire veículos urbanos refrigerados. 

Feira de Santana, cujo setor de trasporte conta com a consultoria de um busólogo e usuário (o que possibilita melhorias com base na realdade cotidiana, do contrário da maioria das localidades, como o Rio de Janeiro e seu desastroso projeto de mobilidade), apesar de ainda não ter veículos urbanos com ar, tem uma infraestrutura de terminais, vias e ruas que permite modalidades mais avançadas de transporte e prepara uma nova licitação que poderá trazer algumas novidades para a cidade. 

Vitória da Conquista também não tem urbanos refrigerados, mas a qualidade de seus ônibus ainda supera muito o da capital. Até mesmo a longínqua Barreiras acaba de renovar a sua frota com ônibus novos e modernos e incluiu veículos com ar em uma de suas linhas urbanas. O norte baiano também conta com frota mais moderna que a capital.

Afinal, porque o interior baiano consegue ser mais evoluído em matéria de transporte que a capital? A lógica diria que a capita deveria ser bem mais moderna que o interior. A pergunta feita, infelizmente fica sem resposta, até que as autoridades da capital percebam a necessidade de adequar o transporte soteropolitano a realidade cotidiana, com ônibus mais confortáveis. Coisa que as autoridades de algumas cidades interioranas da Bahia já estão percebendo.









sábado, 7 de março de 2015

Carros semi-novos da Ótima eram de Niterói

A Ótima, por motivos de manutenção, resolveu não ficar com os Neobus Mega que eram da Vitral. Para isso, recorreu a associada da vitral em Aracaju e levou para Salvador um lote de alguns exemplares da CAIO Apache Vip 2 que circulavam na capital sergipana.

Mas eis que se descobre a origem desses carros,que eram da Pendotiba, adquiridos em 2009. Esse detalhe é importante, pois sou um cara que morou em Salvador em Niterói, tendo uma certa intimidade com as duas cidades, alem de ter testemunhado pessoalmente a chegada desses carros na Pendotiba, em 2009, chegando a andar em alguns carros dessa remessa.

Não é a primeira vez que Salvador recebe carros ex-Pendotiba. A TSS nos anos 90 havia pego alguns Thamcos Scorpion da empresa (com direito a vestígios no interior do veiculo, como eu pude reparar na época). Antes de falir, há poucos anos, a Barramar havia pego outros exemplares dessa mesma CAIO Vip para rodar na empresa.

Os carros já estão rodando nas linhas que ligam Engenho Velho de Brotas a Vila Rui Barbosa, em Massaranduba, na Cidade Baixa, que serão entregues para serem operadas pela Salvador Norte a partir de abril. 



quinta-feira, 5 de março de 2015

Estação Pirajá inicia reforma para se integrar ao Metrô

Começou no último dia 04 uma nova reforma da Estação Pirajá, um dos principais terminais de ônibus de Salvador, situado na beira da principal rodovia da cidade e que possui muita linhas que ligam os bairros da região de Cajazeiras aos principais bairros da cidade, utilizando o sistema de baldeação gratuita. Creio ser a terceira reforma da estação que em 1989 se chamava Estação Nova Esperança, no esboço do que seria o BRT de então.

A reforma, que não prejudicará o funcionamento da mesma, mantendo todas as linhas em pleno funcionamento, além de sua infra-estrutura, tem como objetivo modernizá-la e principalmente, adaptá-la para se integrar a estação do metrô que será inaugurada bem ao lado.

O terminal também terá novas áreas de comércio e de serviços, além de sanitários e de elevadores de acesso à estação de metrô. Portadores de mobilidade reduzida e de necessidades especiais serão beneficiados com varias melhorias.

Não conseguimos a informação de quando tudo estará pronto. Mas seja qual for a data, estamos felizes, pois uma imensa quantidade de pessoas, moradoras e bairros longínquos serão beneficiadas.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Barreiras terá Vip IV em sua frota municipal

Foi divulgada pela prefeitura da cidade de Barreiras, no extremo oeste baiano, a renovação de sua frota de ônibus municipais. E é uma frota zerada, algo não muito comum em cidades pequenas.

O modelo de carroceria escolhido foi o da 4ª série do Apache Vip da CAIO Induscar, com  chassis da MAN/Volkswagen. Serão 50 carros, alguns deles para as linhas rurais e outros para a linha que serve o aeroporto, esta abastecida com carros refrigerados.

Autoridades foram a Botucatu conferir pessoalmente a montagem dos novos ônibus, que terão uma pintura com as cores grafite e cinza.

A operação ficará a cargo da única empresa da cidade, a Viação Cidade de Barreira. Amanhã (13/02/2015) começam a rodar os novos ônibus.




domingo, 8 de fevereiro de 2015

Jardineiras da Sé/Aeroporto passarão a fazer Praia do Flamengo/Campo Grande. Sé/Aeroporto voltará a ter carros refrigerados

Mais mudanças na capital baiana. Como os carros do serviço turístico da jardineira amarela estão um pouco velhinhos, a Salvador Norte decidiu, junto com a Secretaria de Transportes da cidade a transferir os jardineiras vermelhos para a linha que liga o Campo Grande, no centro da cidade à Praia do Flamengo, uma das praias do complexo de Stella Maris.

A linha que até agora é operada pela jardineira vermelha voltará a ter carros refrigerados de tamanho grande. Não se sabe ser serão urbanos ou voltarão a ser rodoviários, como no auge da operação da linha. 

Não fomos informados sobre quando isso irá acontecer. Mas sua ocorrência está confirmada e será posta em prática após a aquisição dos refrigerados para a linha do Aeroporto.







sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Frota executiva vai mudar em Salvador

Mais mudanças estão a vir para o transporte de Salvador. Além das obras da Estação da Lapa e da instalação do BRT provavelmente a partir do ano que vem, o serviço executivo de ônibus equipados com aparelhos de ar condicionado da capital baiana irá mudar.

Com o aumento da procura pelos carrinhos refrigerados das linhas ainda operadas por micros, o secretário responsável pela pasta de Transportes, Fábio Motta, anunciou que os micros estão com os dias contados. Eles serão trocados por veículos maiores, além de se estender para outras áreas, o que significa que mais linhas serão criadas para o serviço.

Não foi informado que tipo de ônibus grande será colocado, mas rumores fazem acreditar que o serviço será operado por urbanos refrigerados, mais baratos que os carros rodoviários que rodavam nas linhas até a primeira metade dos anos 90.

De qualquer forma será um progresso no serviço, pois micros, criados para competir com as vans durante o início da década de 2000, estão desaparecendo aos poucos das linhas regulares, por serem inadequados para este tipo de serviço.


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Plataforma Transportes começa a pintar e adaptar seus carros existentes

Boa notícia para quem estava cansado de ver tanta Comil Svelto amarela rodando na Cidade Baixa. A Plataforma Transportes, empresa surgida da fusão de várias unidades do grupo Gevan (Joevanza), só agora começa a adaptar e pintar os seus carros. Um exemplar foi apresentado, ainda com o antigo código numérico acrescido do prefixo 3X.XXX. 

O número foi colocado apenas como ilustração para mostrar como ficaria. Mas será alterado para ficar nos padrões da Plataforma. A unidade apresentada é um ex-Axé, de número 7811, da Marcopolo Torino 2007, com chassis Mercedes Benz. Ficou lindo com a pintura nova. Informações não confirmadas falam em um Apache Vip II sendo adaptado, também ex-Axé. Vamos aguardar.

A Plataforma ainda tem muitos carros da Svelto ainda para serem colocados em circulação e algumas das futuras ex-empresas integrantes do consórcio-empresa ainda rodam em áreas da Ótima, algo que será resolvido gradativamente até abril. Muitos carros novos chegarão até lá para os três consórcios-empresas.


sábado, 31 de janeiro de 2015

Salvador não é o único caso de Consórcio-empresa

Não é comum consórcios se transformarem em empresas. O normal é que consórcios sejam formados por empresas isoladas que cooperam juntas em uma atividade, similarmente o que acontece com as joint-ventures. Mas Salvador optou por transformar os consórcios em empresas, já que boa parte delas pertenciam a mesmos donos.

Erramos ao dizer aqui no site que o caso de Salvador era inédito. Tínhamos esquecido que outra cidade, de outro estado, havia lançado mão de transformar consórcio em empresa: Macaé, no Rio de Janeiro.

A Macaé SIT, Sistema Integrado de Transporte, ou simplesmente SIT Macaé, como é conhecida, é um consórcio que se transformou em uma empresa com a fusão das empresas Macaense (do grupo 1001/JCA) e Líder (do grupo Guanabara/Jacob Barata). As duas proprietárias acabaram administrando juntas a nova empresa, que se tornou a única a operar na cidade.

A principal vantagem em transformar consórcio em empresa se observa nas partes administrativa e operacional, tornando o sistema mais organizado do que se fossem apenas consórcios. Fica mais fácil para as autoridades entrarem em contato com as empresas, ao mesmo tempo que não fica rompida a relação direta empresa-passageiro, que conhecendo a empresa-consórcio, pode entrar em contato com ela para resolver problemas com maior rapidez. 

Na maioria dos sistemas, os passageiros tem que recorrer a prefeituras para resolver problemas de transporte, o que pode gerar problemas de tempo e depender da boa vontade das prefeituras, já que a resolução de alguns problemas pode não ser de interesse das gestões.

Em Salvador, onde existiam muitas empresas para poucos donos, houve a iniciativa de fusão. Como em Macaé, a transformação de consórcios em empresas tem dado certo, provando que a medida traz organização e principalmente, transparência na operação dos sistemas de transportes. Transparência que não é vista sequer no "melhor sistema do país", que é o sistema de Curitiba.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Muitas empresas para poucos donos: o motivo que obrigou a fusão das empresas

Muita gente, sobretudo entusiastas, ainda não entendeu como funciona o sistema Integra. Muitos pensam que funciona igual ao Rio de Janeiro, com empresas unidas aleatoriamente em consórcios, mas operando individualmente, sendo o sistema apenas uma forma de formalidade. Não é assim que funciona na capital baiana.

Em Salvador, a prefeitura optou por algo inédito. Reunir as empresas não apenas em consórcios, mas em empresas mesmo, com razão social e CNPJ próprios. Até o código numérico ficou um para cada, dando a entender que na operação, as empresas não existem mais. Na verdade elas foram reduzidas a meras administradoras das novas empresas. É meio complicado de entender, por ser algo inédito, mas é assim que está acontecendo em Salvador.

Isso se deu porque na capital baiana havia muitas empresas para poucos donos. Muitas empresas eram divisões de uma só, operando separadamente, mas funcionando internamente como a mesma empresa.

Outra coisa: as empresas, mesmo as de donos diferentes, eram unidas, funcionando juntas em algumas situações. Quando uma empresa para, por algum motivo, outras emprestam seus carros para operação. Algumas empresas ajudam outras na manutenção. E ainda tem a frota reguladora, onde várias empresas colocam carros nas linhas quando a titular se encontra em dificuldades de operação, sobretudo quando há engarrafamentos ou demanda superior a quantidade de carros as linhas.

Portanto, não é estranho que tenha havido fusões entre empresas em Salvador. A prefeitura entendeu organizar melhor o sistema com esta atitude, deixando claro para a população que empresas de mesmo grupo eram na verdade uma só. A Ótima Transportes, envolve empresas de vários donos, mas cada dono possuía mais de uma empresa dentro do mesmo consórcio. O que também mereceu uma fusão. Até porque algumas integrantes da Ótima têm garagens próximas.

Então ficou assim: os três consórcios são também empresas. Elas fundiram para que pudessem ser melhor administradas e que possam servir melhor a população. Isso favorece com que carros de uma das antigas empresas possam fazer linhas de outras, como foi observado na operação da própria Ótima.

Só esperamos que essa organização toda, com o tempo, signifique melhorias reais no sistema Integra, pois até agora presenciamos o mais do mesmo, sem mudanças substanciais na qualidade na operação do sistema, limitadas à pintura, à forma de entrada e à compra de carros novos.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Entenda como funciona o sistema Integra

Uma polêmica que tem aparecido nas redes sociais é sobre como funciona o sistema Integra, que começa a rodar hoje na capital baiana. Muita gente ainda não percebeu que o que acontece no sistema de ônibus de Salvador é bem diferente do que aconteceu nas outras capitais. 

Por isso, a equipe Omni-BA resolveu criar uma postagem para explicar como funcionará o Integra, com base no que foi anunciado em declarações de secretários de transporte e em dados colhidos pela internet. Bom, vamos lá.

Para facilitar o entendimento,devo lembrar que desde a década de 90 para cá, o sistema de ônibus em Salvador era controlado por oligarquias. Ou seja, muitas empresas para poucos donos: famílias repartiam entre parentes diferentes os controles das empresas. Na verdade eram vários nomes de fantasias diferentes, cada uma com seu CNPJ, para o que de fato era cada empresa única.

A secretaria de transportes entendeu que isso era uma bagunça e decidiu dar um basta: a licitação obrigaria as empresas de mesmos donos a se reunirem em cada consórcio. Muitos pensaram que era coincidência, mas na verdade escondia um propósito: não apenas reuni-las em consórcio como fundi-las em apenas três empresas, diferentemente do que aconteceu nos outros sistemas, divididos em consórcios, mas com operação e cadastro individual das empresas.

Essa decisão só foi anunciada após o resultado da licitação, transformando os consórcios em empresas. Falou-se até em cancelamento dos CNPJs das empresas existentes, dando a entender que de fato, a capital baiana iria possuir apenas três novas empresas. Conhecendo o hábito soteropolitano de extinguir e criar empresas, sem empresa tradicional, faz muito sentido.

As novas empresas até ganharam CNPJs novos, uniformes e razão social próprios. Ficaram assim:

- PLATAFORMA TRANSPORTES - Cidade Baixa e Subúrbio (Cor Amarela) - Grupo Gevan;
- ÓTIMA TRANSPORTES - Miolo: importantes bairros residenciais (Cor Verde) - Grupo Vibemsa;
- SALVADOR NORTE TRANSPORTES - Centro e Orla (Cor Azul) - Grupo Misto.

OBS: Grupo Vibemsa: nome dado pelos entusiastas, pois é formado pelas empresas derivadas da antiga empresa Vibemsa, dividida em 1991; Grupo Misto: inclui empresas de vários donos, que possuem mais de uma empresa deste grupo. Mesmo assim, foram obrigados a se fundir e atuarão conjuntamente.

Até mesmo os uniformes foram mudados para se adaptarem as novas empresas. A infra-estrutura das empresas existentes se mantém intacta, com a diferença que atuarão em conjunto. 

Aliás, atuar em conjunto era uma coisa que já acontecia na prática, pois as empresas costumavam fazer manutenção, operar e até guardar nas garagens umas das outras. Até linhas faziam em conjunto, como se observa na Frota reguladora ou quando uma das empresas deixa de circular por algum motivo.

Desta vez a prefeitura resolveu disciplinar essa união entre empresas realizando a fusão delas em três novas grandes empresas-consórcios. 

Espero que eu tenha sido claro. E sejam bem vindas as novas empresas, Ótima, Salvador Norte e Plataforma!!!