quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aprovado o BRT de Feira de Santana

NOSSO COMENTÁRIO: Conheço a adorável cidade de Feira de Santana e ela tem características geológicas parecidas com Curitiba, além de avenidas largas e retas e uma estrutura satisfatória e bem sucedida de terminais integrados.

Do contrário que a maioria das cidades, Feira de Santana é uma cidade preparada para o BRT, não sendo preciso obras faraônicas e de derrubada de prédios e árvores para a sua implantação. Até os veículos para este tipo de transporte já foram adquiridos! Um sistema pronto para ser implantado a curto prazo.

Ministério das Cidades acata projeto do Bus Rapid Transit, que promete via exclusiva para ônibus, e deve ser implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana

Redação do Jornal Grande Bahia - Publicado 12/09/2012 às 17:21:51

O projeto de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit), também denominado Via Exclusiva para Ônibus, já foi acatado pelo Ministério das Cidades e será implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana. A proposta do Governo Municipal é disponibilizar um sistema de transporte moderno, com ônibus rápido e articulado.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, o projeto consiste na implantação de duas linhas exclusivas de transporte coletivo nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, cortando a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).

“O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. O novo sistema controla eletronicamente o tempo de cada estação, com o uso de ônibus modernos e articulados”, explica o secretário de Planejamento.

Ele acrescenta que inicialmente foi encaminhado o projeto da proposta para o Ministério das Cidades e, depois disso, o projeto construtivo. Como o material foi encaminhado dentro do prazo, foi possível que o Governo Federal o acatasse. A iniciativa representa um investimento total de R$ 94 milhões.

Várias cidades do Brasil e do mundo como Curitiba, Goiânia, Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

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