Finalmente o tão aguardado resultado da primeira licitação da história do transporte de Salvador foi divulgado. O envelope foi aberto o último dia 14 e as propostas foram aprovadas. As empresas tem um prazo de 60 dias para assinar o contrato.
Apesar de adotar a pintura padronizada, a confusão resultante dela (as cores são muito úteis para os passageiros de Salvador, embora prefeitos prefiram ignorar isto) será atenuada porque os consórcios foram formados por grupos empresariais que integravam a cidade. Ou seja, cada consórcio será um grupo empresarial. Trocando em miúdos: cada consórcio será na prática uma empresa.
Foram divididas da seguinte forma:
- Consórcio Plataforma (Cidade Baixa e subúrbio ferroviário):
Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza (grupo Gevan)
- Consórcio Salvador Norte (Centro, Pituba, Cabula e Cajazeiras):
BTU, ODM (Ondina e Central), Verdemar e Viação Rio Vermelho (Grupo Vibemsa)
- Consórcio Jaguaripe (ou Jaguaribe? - Orla, entorno da Avenida Paralela e fronteira com Lauro de Freitas): São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia (Grupo Weipar + misto)
Algumas coisas a serem notadas:
- A ausência de empresas como a Vitral. Como aconteceu em Niterói com a Araçatuba (omitida na divulgação do resultado da licitação, mas aprovada como integrante de um dos consórcios), é provável que a empresa, uma das melhores da capital baiana, continue e seja colocada em um dos consórcios.
- A presença da RD, empresa de fretamento e turismo do grupo que administra a Camurujipe (Grupo Weipar, dona da Caravela, de Belford Roxo). Seria ela a tal "nova empresa" a entrar no sistema?
- Há a citação de uma tal de Unibus. Nada foi explicado ainda sobre de que se tratava.
- A Capital voltará com o nome de Triunfo (quando se chamava ITT o "Triunfo" era o significado da última letra da sigla). Considerada a pior empresa de Salvador, ela poderá ficar com poucas linhas.
- Haverá uma mudança brusca de áreas, já que a Joevanza, majoritariamente operadora do Cabula (Salvador Norte) vai para o consórcio que opera na Cidade Baixa. Empresas como São Cristóvão e Expresso Vitória ficaram com o consórcio da orla, que não possui nenhuma das operadoras tradicionais na lista aprovada.
- Boatos ainda sugerem que a Barramar ainda poderá voltar. Como a empresa não foi exatamente extinta (ela só cancelou a operação) e tinha comprado carros bem novos, ainda não vendidos, pode ser que nos bastidores a coisa se arrume e ela volte a operar, possivelmente com outro nome.
Essas são as maiores novidades que haverão no sistema. A colocação de ar condicionado foi cancelada e no edital aparece citados itens como tecnologia Euro V, ventilação, acesso para cadeirantes, que não são nenhuma novidade, tendo há poucos anos se tornado itens obrigatórios nos ônibus de todo o país.
O legal é que as linhas serão reordenadas, evitando repetição de itinerários, melhorando muito a logística de transporte na cidade. Torcemos por melhoras. Esperamos que aconteçam.
Excelente post, bastante esclaresceesclarescedor cedor. Estou curioso pra ver o que vai acontecer com todas essas mudanças, espero que finalmente o trasporte em Salvador se transforme em algo algo de ''primeiro mundo''. O jeito é esperar pra ver. Excelente blog, obrigado mesmo!
ResponderExcluirSinceramente,eu acho que essa licitação de Salvador não vai dar em nada.Enquanto os ônibus não tiverem ar-condicionado,nada feito.Salvador merece MUITO,ela é muito abafada(Cidade tropical no litoral ) e faz MUITO sol!Mesmo assim é ótimo por quê vai corrigir a idade velhíssima da frota(valeu Capital com seus 1721.)
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