sábado, 26 de julho de 2014

Saiu o resultado da licitação de Salvador!

Finalmente o tão aguardado resultado da primeira licitação da história do transporte de Salvador foi divulgado. O envelope foi aberto o último dia 14 e as propostas foram aprovadas. As empresas tem um prazo de 60 dias para assinar o contrato.

Apesar de adotar a pintura padronizada, a confusão resultante dela (as cores são muito úteis para os passageiros de Salvador, embora prefeitos prefiram ignorar isto) será atenuada porque os consórcios foram formados por grupos empresariais que integravam a cidade. Ou seja, cada consórcio será um grupo empresarial. Trocando em miúdos: cada consórcio será na prática uma empresa.

Foram divididas da seguinte forma:

- Consórcio Plataforma (Cidade Baixa e subúrbio ferroviário):
Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza (grupo Gevan)

- Consórcio Salvador Norte (Centro, Pituba, Cabula e Cajazeiras):
BTU, ODM (Ondina e Central), Verdemar e Viação Rio Vermelho (Grupo Vibemsa)

- Consórcio Jaguaripe (ou Jaguaribe? - Orla, entorno da Avenida Paralela e fronteira com Lauro de Freitas): São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia (Grupo Weipar + misto)

Algumas coisas a serem notadas:

- A ausência de empresas como a Vitral. Como aconteceu em Niterói com a Araçatuba (omitida na divulgação do resultado da licitação, mas aprovada como integrante de um dos consórcios), é provável que a empresa, uma das melhores da capital baiana, continue e seja colocada em um dos consórcios.

- A presença da RD, empresa de fretamento e turismo do grupo que administra a Camurujipe (Grupo Weipar, dona da Caravela, de Belford Roxo). Seria ela a tal "nova empresa" a entrar no sistema?

- Há a citação de uma tal de Unibus. Nada foi explicado ainda sobre de que se tratava.

- A Capital voltará com o nome de Triunfo (quando se chamava ITT o "Triunfo" era o significado da última letra da sigla). Considerada a pior empresa de Salvador, ela poderá ficar com poucas linhas.

- Haverá uma mudança brusca de áreas, já que a Joevanza, majoritariamente operadora do Cabula (Salvador Norte) vai para o consórcio que opera na Cidade Baixa. Empresas como São Cristóvão e Expresso Vitória ficaram com o consórcio da orla, que não possui nenhuma das operadoras tradicionais na lista aprovada.

- Boatos ainda sugerem que a Barramar ainda poderá voltar. Como a empresa não foi exatamente extinta (ela só cancelou a operação) e tinha comprado carros bem novos, ainda não vendidos, pode ser que nos bastidores a coisa se arrume e ela volte a operar, possivelmente com outro nome.

Essas são as maiores novidades que haverão no sistema. A colocação de ar condicionado foi cancelada e no edital aparece citados itens como tecnologia Euro V, ventilação, acesso para cadeirantes, que não são nenhuma novidade, tendo há poucos anos se tornado itens obrigatórios nos ônibus de todo o país.

O legal é que as linhas serão reordenadas, evitando repetição de itinerários, melhorando muito a logística de transporte na cidade. Torcemos por melhoras. Esperamos que aconteçam.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Expresso Vitória inova com Torino

Após muito tempo com CAIO, a Expresso Vitória surpreende a todos com um belo Marcopolo Torino 2014. A última vez que adquiriu carros da Marcopolo foi no início da década de 2000 com o Modelo Torino de 1998 (hoje sendo vendido após rodar por um tempo na Dois de Julho, versão intermunicipal da Expresso Vitória).

O carro aparece sem a pintura, possivelmente aguardando o fardamento a ser decidido quando o resultado da licitação for divulgado. Infelizmente as prefeituras encanaram de administrar o sistema de ônibus de suas cidades, impondo fardas e regras, mesmo após o fracasso da encampação e da criação de empresas públicas, demonstrando que a administração de sistemas de ônibus passam bem longe da competência de prefeitos e secretários de transporte, que deveriam se limitar a fiscalizar os sistemas. Cidades onde o sistema de licitação foi aplicado, tem piorado o serviço e frota está sendo sucateada.

Não se sabe quando esses veículos rodarão. mas com absoluta certeza, somará a escassa frota soteropolitana nas linhas de grande demanda, já que o sistema ficou todo prejudicado pela saída da Barramar e pela perda de algumas linhas da empresa Capital.


domingo, 20 de julho de 2014

O Barramar que ia vir e não veio

A Barramar, que encerrou as suas atividades de forma meio misteriosa (há quem diga que ela pode voltar), com frota renovada, nova pintura e possibilidade de novas aquisições, tinha encomendado um carro do novo chassis Iveco 170, para ser testado.

A empresa já utilizou chassis da marca Iveco com sucesso, chegando a comprar mais de uma remessa de veículos da marca que é a divisão de caminhões e ônibus da italiana FIAT.

Com o fim da empresa esse carro muito provavelmente deve ter sido transferido para ser testado em outra empresa, já que pertencia a Iveco e iria ser emprestado para teste, apesar da pintura.

Uma pena. Os carros da marca são bons e esse daí ficou lindo na bela pintura da já saudosa Barramar.




sábado, 19 de julho de 2014

Moradores da Boca do Rio querem volta de ônibus ao antigo ponto. E eu também!

Há mais de um ano, o ponto das linhas que servem o bairro da Boca do Rio tinham mudado de ponto para perto do Centro de convenções. As linhas passantes também deixaram o lugar, que se transformou em um misto de estacionamento e lugar para os caminhões distribuírem suas mercadorias pelos supermercados locais.

Mas os moradores não estão gostando nada disso. Não estou muito por dentro do que está havendo, pois estou anos longe da capital baiana. Mas parece que a medida era para ser provisória, com promessa de retorno à condição tradicional. E os moradores estão muito mais do que certos.

Conheço o bairro. Morei  no Costa Azul, que não fica muito longe. Fui muito aos supermercados da Boca do Rio para fazer compras. O barbeiro que cortava meu cabelo ficava no bairro. Isso me deu a oportunidade de perceber como o antigo ponto era importante.

O ponto ficava bem no centro do bairro. Era estratégico, pois seu acesso era fácil por todas as partes do bairro. A longa rua que servia de acesso para o fim de linha também atendia perfeitamente a demanda que morava nas proximidades. Foi um grave erro mudar o ponto final do bairro.

Até mesmo as linhas passantes atendiam muito bem o bairro. Creio que elas não estejam passando mais nas proximidades, mas não fui informado sobre isso. A foto atual sugere que não passa mais ônibus no largo onde ficava o fim de linha.

Tomara que a prefeitura se sensibilize e devolva o antigo ponto, com direito a uma boa reforma na praça central. Os moradores estão com toda a razão e merecem que seja respeitado o direito de ir e vir, garantido por lei, através de um fácil acesso ao principal transporte do bairro. 

Como é que um ponto localizado com tanta perfeição, beneficiando a todos, pode ser alterado?

Veja a praça central, onde ficava o ponto, como era e como está agora (fotos tiradas de ângulos diferentes, mas mostrando o mesmo trecho - os prédios à esquerda na primeira foto aparecem na segunda). Que diferença!



sábado, 5 de julho de 2014

O primeiro Torino 2014 da Bahia!

Finalmente chegou o primeiro exemplar da bela carroceria da Marcopolo, a série G7 da Torino, conhecida também como Torino 2014. A empresa que adquiriu do a Viação Sol de Abrantes (VCA), que só opera linhas intermunicipais e que se chamava VCS nos anos 90.

Curioso que a empresa, que tem tradição em comprar carros curtos, adquiriu este exemplar em um comprimento padrão, retomando o comprimento normal que era comum nos tempos de quando se chamava VCS.

E as novidades não param por aí. A pintura e a logomarca foram totalmente alteradas, criando um leiaute mais moderno e agradável, enriquecendo ainda mais a estética da carroceria, que já é lindíssima.

As linhas a serem brindadas com este belo modelo serão as qual ligam a Lapa, principal terminal de ônibus de Salvador, localizado no centro da cidade aos municípios de Camaçari (passando pela Avenida Paralela) e Candeias (passando pela Rodovia BR 324). Os usuários destas linhas agradecem.