Hoje, dia 31 de maio, várias empresas de Salvador começaram a operar as linhas que eram da Barramar. Após um festival de desencontros de informação, a empresa sediada em Aracajú deixa de operar as linhas, embora sua administração garanta que a empresa não está em crise.
Realmente a empresa não dava sinais de que ia mal. Renovou a frota com rapidez, servia razoavelmente bem, e ainda ia receber mais carros novos. Era estranho a empresa sair por causa de uma crise que não é perceptível. Outros motivos podem ter feito a prefeitura desistir da concessão da Barramar. Há quem diga que a empresa poderá voltar a rodar. Seja qual for a hipótese, só o tempo irá dizer.
Sobre o que fazer para manter a qualidade de operação
Duas coisas poderiam acontecer, juntas ou não, para que a operação das linhas oriundas da Barramar não fossem prejudicadas:
- As empresas poderiam comprar os carros mais novos da Barramar. Não só iria ajudar a Barramar (no caso da hipótese de crise ser verdadeira) financeiramente como iria manter a qualidade de operação intacta. Poderiam também, se não quisessem/pudessem comprar, pegar emprestado como fizeram as empresas que herdaram as linhas da extinta Mont Serrat (ex-Sul America), que rodarem com carros oriundos da extinta empresa por um bom tempo, até renovarem a frota.
- Uma nova empresa poderia entrar para substituir a Barramar. A própria Barramar, quando se chamava São Pedro, foi uma nova empresa que surgiu para substituir a Ogunjá, empresa que operava majoritariamente o subúrbio de Cajazeiras. Seriam uma hipótese bem menos danosa aos usuários das linhas, que possuem uma gigantesca demanda.
Por enquanto tudo está ainda muito complicado. Para piorar, acontece justamente às vésperas de anunciar o resultado da licitação de Salvador e à proximidade da copa de futebol, que aumentará ainda mais a demanda pelos ônibus que rodam na capital baiana.
Vamos aguandar pelo final dessa história confusa.
Uma vergonha uma grande com carros unica en salvador com onibus com tres eixos e eles deixam iso acontecer.
ResponderExcluirUma vergonha uma grande com carros unica en salvador com onibus com tres eixos e eles deixam iso acontecer.
ResponderExcluir