Muita gente estava considerando que o novo sistema de Salvador seria operado da mesma forma que outras cidades que adotaram sistemas similares. Mas a Prefeitura de Salvador, através de sua Secretaria de Transportes, havia anunciado que a capital baiana, iria acontecer algo bem diferente.
Apesar de também ter o sistrema de consórcios, cada consórcio será uma empresa. Mas, ué, não haviam sido divulgadas as empresas que iriam operar nelas. Sim, foram citados os nomes das empresas participantes, que agora terão que se fundir, extinguir seus CNPJs e se transformar juntas em uma empresa cada. Não por acaso, o critério de dono das empresas foi levado em conta na divisão dos consórcios.
E mais: as novas empresas terão os nomes dos consórcios, o que significa que elas estão perfeitamente identificadas nas pinturas. Ou seja, Salvador seguirá o mesmo esquema de São José dos Campos, que tem pintura padronizada, mas com cor diferindo por empresa. São José também possui três empresas em operação nas linhas municipais.
Busólogos de outros estados ainda não sabem disso e tem creditado fotos das novas aquisições no Ônibus Brasil ainda com os nomes das empresas existentes, com "direito" a alguns erros.
Mas isso vai acabar. Serão três empresas e José Carlos Aleluia, então secretário da pasta de Transportes, pouco antes de ceder o cargo para participar das últimas eleições, deu esta declaração, confirmando o fato e explicando o motivo das três fusões:
"São três novos consórcios que deverão se transformar em empresas de propósito exclusivo. É uma forma mais eficiente. Um dos problemas do transporte de Salvador que nós idenficamos é o excesso de empresas concorrendo entre si. Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro. No fim do primeiro semestre teremos novas empresas"
Tudo explicado? Então aguardemos as novidades!
Boa noite prezados.
ResponderExcluirComo ficará a pintura das jardineiras? Elas conservarão a bonita pintura vermelha?