terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Oficializada a entrega do Integra: novos ônibus já começam a rodar na quinta!

Desculpem o trocadilho do título, mas é isso mesmo. Ontem, 29/12/2014, foi oficializada a entrega dos novos ônibus que farão parte do sistema Integra, formado por três consórcios-empresa, inédita forma de sistema, onde as empresas não somente se reúnem em consórcio como passam a funcionar como empresas sob fusão. Isso é bem diferente do que aconteceu nas outras capitais, onde empresas se reuniram em consórcios, mas mantendo administração, operação e manutenção separadamente. Isso é tão inédito que muita gente, principalmente quem não mora em Salvador, ainda estranha e não sabe como funciona.

Os três novos consórcios-empresas, Salvador Norte, Ótima e Plataforma mostraram ao publico belos novos ônibus com pintura discreta mas agradável e logomarca ao mesmo tempo descontraída e tecnológica dos nome do sistema Integra. Segundo o que o nome diz, a ideia é integrar modais de transporte em um futuro próximo. Neste ano inclusive, o Terminal da Lapa será reformado para se modernizar e se adaptar a nova era do transporte soteropolitano.

Serão 700 carros novos só em Janeiro e os expostos ontem foram apenas 300. Vão chegar bem mais. Carros recentes adquiridos antes da mudança estão sendo repintados e adaptados às novas configurações. Apenas o Consórcio Ótima Transportes mostrou fotos de carros existentes sendo repintados. Os primeiros carros a serem eliminados são os que não possuem acesso para cadeirantes, item obrigatório em todos os ônibus do país desde 2008.

Na próxima quinta, como previsto, primeiro dia de 2015, os novos ônibus já poderão ser vistos nas ruas, embelezando a cidade que já estava farta de ver tantas empresas sem pintura. No dia seguinte a passagem sobe para R$3,00, preço já adotado em outras capitais. A prefeitura promete que a renovação de frota seguirá o cronômetro de 3 anos e meio. Até então, ônibus chegavam a permanecer nas frotas cerca de 12 anos. Que diferença!

O evento ocorrido ontem foi aberto ao público e muitos busólogos puderam conferir. Infelizmente eu não pude, pois a mesma prefeitura que lançou os ônibus ainda não homologou o concurso para o qual fui aprovado. Mas pelo jeito, ao chegar novamente na capital baiana, terei o prazer de ver ônibus grandes, espaçosos e tinindo de novos. Que venha o Integra para renovar o transporte soteropolitano!




terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O primeiro Vip 4 soteropolitano

A instalação do novo sistema Integra tem estimulado uma imensa renovação de frota a ser posta nas ruas a partir de janeiro do ano que vem. Serão mais de 700 novos carros somente em janeiro, com a promessa de haver mais, já que o tempo útil dos carros reduziu drasticamente de 10 anos para 3 anos e meio.

Os consórcios-empresas Salvador Norte e Plataforma não vieram com novidades, preferindo adquirir carrocerias que já rodam na capital baiana. Quer dizer, em termos, pois as empresas que fundiram para formar a Plataforma Transportes nunca tiveram esse modelo da Comil, recém adquirido.

A grande novidade veio da Ótima, que ficou com a maior pate das linhas da cidade e consequentemente, com a mais numérica renovação. Ela, que foi a primeira a mostrar carros existentes sendo pintados com a nova identidade, apareceu com belíssimos exemplares da CAIO Apache Vip IV, cujo lançamento oficial eu pude presenciar pessoalmente na Fetransrio de 2014, podendo inclusive fazer uns cliques.

A CAIO acertou muito bem com esta bela carroceria, fazendo a alteração merecida no modelo Apache. O Vip III é mais bonito que o Vip II, e este menos que o Vip I (este,que considero de design ousado, um dos mais belos de seu tempo). Mas o Vip III não foi uma grande alteração, sonado como uma versão quadrada do II. Mas como um busólogo sensato sugeriu, o Vip III poderia continuar existindo, como se fosse uma continuação da linhagem do belo e elegante S21 e do feioso S22.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A avalanche de clássicos não para

Justamente nas proximidades da instalação do Integra, novo sistema de ônibus de Salvador, que fundiu todas as empresas em apenas três, não param de aparecer fotos do passado da busologia soteropolitana no Ônibus Brasil.

Tem sido um deleite para todos os admiradores de ônibus e mais ainda para mim, já que apareceram muitas fotos dos anos 90, quando vi pessoalmente muitos modelos de ônibus admiráveis.

Vários busólogos tem postado fotos antigas de Salvador (eu também tenho, mas para não dar problema tenho que atingir a terceira categoria para colocar as fotos, que não estão em boa qualidade), mas Luiz Lima é que tem se empenhado em preservar a memória da busologia soteropolitana com uma grande quantidade de verdadeiras e valiosíssimas relíquias.

Aqui está uma foto com muitos ônibus da década de 90. Esta foto corresponde a uma fase que pude ver pessoalmente. Se quiser ver mais clássicos, visite a página de Luiz Lima. Você vai se emocionar.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sistema Integra será operado por apenas três empresas

Muita gente estava considerando que o novo sistema de Salvador seria operado da mesma forma que outras cidades que adotaram sistemas similares. Mas a Prefeitura de Salvador, através de sua Secretaria de Transportes, havia anunciado que a capital baiana, iria acontecer algo bem diferente.

Apesar de também ter o sistrema de consórcios, cada consórcio será uma empresa. Mas, ué, não haviam sido divulgadas as empresas que iriam operar nelas. Sim, foram citados os nomes das empresas participantes, que agora terão que se fundir, extinguir seus CNPJs e se transformar juntas em uma empresa cada. Não por acaso, o critério de dono das empresas foi levado em conta na divisão dos consórcios.

E mais: as novas empresas terão os nomes dos consórcios, o que significa que elas estão perfeitamente identificadas nas pinturas. Ou seja, Salvador seguirá o mesmo esquema de São José dos Campos, que tem pintura padronizada, mas com cor diferindo por empresa. São José também possui três empresas em operação nas linhas municipais.

Busólogos de outros estados ainda não sabem disso e tem creditado  fotos das novas aquisições no Ônibus Brasil ainda com os nomes das empresas existentes, com "direito" a alguns erros. 

Mas isso vai acabar. Serão três empresas e José Carlos Aleluia, então secretário da pasta de Transportes, pouco antes de ceder o cargo para participar das últimas eleições, deu esta declaração, confirmando o fato e explicando o motivo das três fusões:

"São três novos consórcios que deverão se transformar em empresas de propósito exclusivo. É uma forma mais eficiente. Um dos problemas do transporte de Salvador que nós idenficamos é o excesso de empresas concorrendo entre si. Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro. No fim do primeiro semestre teremos novas empresas"

Tudo explicado? Então aguardemos as novidades!