quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Oficina em Niterói copia logo de empresa baiana (ou o contrário)

Em Niterói, na Rua Santa Rosa, em frente ao Colégio Salesiano, há uma oficina e loja de peças para carros, a Attri, cujas três primeiras letras são exatamente a mesma fonte da empresa baiana ATT (Atlântico Transportes e Turismo - nada a ver com a Atlântico que fundiu com a Dois de Julho). Isso parece apenas uma coincidência, mas uma coincidência curiosa.



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Boa Viagem apresenta sua nova estampa de pintura

A notícia ainda não foi confirmada, mas a empresa Boa Viagem, poderá mudar sua identidade visual, se adequando as empresas do grupo Gevan (que inclui outros subgrupos), que aos poucos mostram sua nova identidade visual, como a Litoral Norte, a primeira a aderir ao novo layout.

Informações sugerem que as outras empresas vão aderir, embora seja por pouco tempo, já que a prefeitura deverá padronizar o visual da frota, o que irá prejudicar esta iniciativa do Grupo Gevan. Torcemos para que Salvador se mire no exemplo de Aracajú e desista de fardar os ônibus, para que a Boa viagem e outras empresas do grupo possam embelezar seus ônibus, favorecendo a sua rápida identificação.

Fiz esta montagem com o novo Torino, até para ver como ficará nesta carroceria, que será com certeza futuramente adquirida pela empresa.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Extinção de linhas vai obrigar baldeações

NOSSO COMENTÁRIO: Não gostei desse novo sistema. Muito confuso. Vai obrigar as pessoas a pegarem dois ônibus, com sério risco de pegar o segundo lotado. Seria melhor que Aleluia criasse novas estações do tipo "Estação Mussurunga", para que as pessoas pudessem pegar o segundo ônibus ainda no inicio, vazio. 

Lembrando que o Bilhete Único tem limite de prazo. Passou determinada hora para pegar outro ônibus, perdeu a gratuidade. Isso se o cartão não estiver danificado ou o aparelho de leitura esteja com defeito. Brincar de futurismo sem possuir a infra-estrutura adequada e com a mesma ganância capitalista de 100 anos atrás sempre estraga qualquer ideia boa.

Se bem que pegar uma linha diretamente ao destino desejado é o desejo de qualquer passageiro. Mas o distinto cidadão que bolou a ideia não anda de ônibus. Talvez nem saiba o que significa "ônibus", já que meio de transporte para todo prefeito ou  secretário de transporte de qualquer cidade é outra coisa, totalmente diferente. Que mobilidade urbana é essa?

Salvador - Prefeitura inicia reestruturação em 16 linhas de ônibus

Extraído do blogue Litoralbus, com informações da Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador está iniciando o processo de reestruturação do transporte coletivo da cidade. Neste domingo (12), começam as mudanças em 16 linhas que deixam de ser ponto a ponto e passam a ser atendidas por um maior número de ônibus pelo sistema de integração do Bilhete Único. O usuário não vai mais precisar ficar esperando aquele ônibus que demora um tempão e faz mil voltas para chegar ao itinerário.

“Com a implantação do Bilhete Único, que permitiu o uso de dois ônibus com o pagamento de apenas uma passagem, está sendo possível reestruturar as linhas de forma que os ônibus sejam mais frequentes nos pontos e as viagens sejam mais rápidas”, explica o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

Segundo Aleluia, com a reestruturação, as linhas serão mais inteligentes. “Não haverá mais aquele tormento de pegar um ônibus cheio e rodar por toda a cidade, passando desnecessariamente por tudo que é canto, perdendo um tempo precioso”. Ele explica que o usuário vai poder pegar o primeiro coletivo para lhe deixar mais próximo de seu destino e, depois, embarcar em outro que o leve até o final, em vez de ficar mofando no ponto. “O usuário passará menos tempo no ponto, fará a viagem mais rápido e pagará apenas uma passagem para pegar dois ônibus”, ressalta.

O secretário destaca a necessidade de as pessoas adquirirem o Salvador Card Avulso para se beneficiarem do Bilhete Único. “É importante saber que o benefício de pagar uma passagem e pegar dois ônibus só é possível com o uso do Salvador Card. É nele que se faz a integração dos transportes gratuitamente. Os estudantes e trabalhadores já fazem uso do Salvador Card na meia-passagem e no vale-transporte. Quem ainda não tem pode adquirir o Salvador Card Avulso em 105 pontos espalhados pela cidade”. 

Atenção às mudanças a partir de domingo (12)

1) A linha Alto de Coutos - Ribeira (1667), que tinha a frota de um veículo, não mais existirá com esse nome, sendo incorporada à linha Paripe - Ribeira.

A partir de domingo (12), para chegar ao bairro da Ribeira, o usuário deverá: 1) embarcar na linha 1: Alto de Coutos - Pituba; 2) descer na Avenida Suburbana ou Calçada, no ponto da Leste; 3) embarcar na linha 2. Se o usuário estiver na Suburbana, a linha 2 será a Paripe - Ribeira. Se estiver na Calçada, poderá utilizar todas as linhas com destino à Ribeira e à Península de Itapagipe, que param no ponto da Estação da Leste.

2) Para chegar à Barroquinha ou à Estação Iguatemi, os usuários da linha Barroquinha - Rodoviária R3 (0326) passarão a pegar a linha Conj. Marback - Barroquinha (0923), que terá a frota reforçada.

O usuário deverá fazer o seguinte trajeto: 1) da Estação Iguatemi ou da Barroquinha, conforme o sentido da viagem, embarcar na linha Conj. Marback - Barroquinha; 2) descer na Estação Iguatemi ou na Barroquinha, também respeitando o sentido da viagem.

3) Já os usuários da linha Engenho Velho de Brotas - Barroquinha (0512) passarão a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Engenho Velho de Brotas - Lapa e Santa Cruz - Barroquinha (0710), usando o Bilhete Único, através do Salvador Card. Não existirá mais uma linha com o nome Engenho Velho de Brotas - Barroquinha, cuja frota será incorporada à da linha  Santa Cruz -Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Engenho Velho de Brotas - Lapa; 2) desembarcar na rua Frederico Costa e pegar o coletivo da linha Santa Cruz - Barroquinha.

4) Os usuários da linha Lapa - CAB (0118) passarão a pegar dois ônibus, também pagando uma só passagem com o Bilhete Único. A integração será entre as linhas Estação Mussurunga - Lapa  e CAB - Circular. A frota que pertencia à linha Lapa - Cab será incorporada a outras linhas da Estação Mussurunga.

Para chegar ao CAB, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Estação Mussurunga - Lapa; 2) desembarcar na Avenida Paralela, na altura da Sucab; 3) pegar o ônibus da linha 2: CAB - Circular.

5) Já para os atuais usuários da linha Luís Anselmo - Sabino Silva (0523), a integração será entre a linha Luís Anselmo - Lapa e todas aquelas destinadas à Barra, saindo da Lapa.

Para chegar à Sabino Silva ou à Barra, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Luis Anselmo - Lapa; 2) descer na Lapa; 3) pegar os ônibus das linhas com destino à Barra. Com a mudança, mais veículos serão incorporados à linha Luís Anselmo - Pituba (0534), cuja demanda é maior.

6) A integração para quem deveria pegar a linha Mussurunga 1 – Lapa (1010) será entre as linhas Mussurunga 1 - Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga - Lapa.

Para chegar à Lapa o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Mussurunga 1 - Estação Mussurunga; 2)  descer na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga - Lapa.

7) Os usuários da linha Mussurunga 2 - Lapa (1011) também passarão a pegar dois ônibus, pagando uma só passagem. A integração será feita entre as linhas Mussurunga 2 - Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga - Lapa. Não existirá mais uma linha com o nome Mussurunga 2 - Lapa, cuja frota será destinada à linha Estação Mussurunga - Lapa.

Para chegar à Lapa, o usuário deve: 1) pegar a linha 1:  Mussurunga 2 - Estação Mussurunga; 2) desembarcar na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga - Lapa.

8) Os usuários da linha Pau da Lima - França R1 (1381) passarão a fazer integração entre as linhas Pau da Lima - Nordeste e Colina Azul - França.

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima - Nordeste; 2)  descer na Estrada de São Marcos; 3) usar a linha 2: Colina Azul - França.

9) Usuários da linha Pau da Lima - França R2 (1382) passarão a pegar dois ônibus, fazendo a integração entre as linhas Pau da Lima - Nordeste e Colina Azul - França/Campo Grande. Não existirá mais uma linha com o nome  Pau da Lima - França R2, cuja frota será acrescida à linha Pau da Lima - Lapa/Barra (1319).

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima - Nordeste; 2)  desembarcar na Estrada de São Marcos; 3) pegar um coletivo da linha 2: Colina Azul - França.

10) Os usuários da linha Pau Miúdo – Pituba (0406) passarão a fazer integração entre as linhas Pau Miúdo - Lapa e Santa Mônica - Pituba.

Para chegar ao bairro da Pituba, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Pau Miúdo - Lapa; 2) descer na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha Santa Mônica - Pituba.

11)  Os usuários da linha Pernambués - Tancredo Neves (1110) pegarão dois ônibus, Fazenda Grande - Pernambués e Tancredo Neves - Barra, usando o Bilhete Único, através do Salvador Card.

Para chegar ao bairro de Tancredo Neves, o usuário deve: 1) embarcar na linha Fazenda Grande - Pernambués; 2) descer na Rua Silveira Martins; 3) usar a linha Tancredo Neves - Barra.

12) Os usuários da linha Rua Direta - Lapa (0223) passarão a pegar dois ônibus, integrando as linhas Rua Direta - Fazenda Garcia e Ribeira - Lapa.

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Rua Direta - Fazenda Garcia; 2)  desembarcar na Calçada; 3) embarcar na linha 2: Ribeira - Lapa.

13) Os usuários da linha Saboeiro - São Joaquim (1117) farão a integração entre as linhas Saboeiro - Lapa e Cabula VI - Ribeira R1, cuja frota será reforçada com mais dois veículos.

Para chegar até São Joaquim, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Saboeiro - Lapa; 2) descer na Rua  Silveira Martins; 3) pegar um ônibus da linha Cabula VI - Ribeira R1.

14) Os usuários da linha Santa Cruz - Barroquinha (0712) passarão a pegar as linhas Santa Cruz - Lapa e Vale das Pedrinhas - Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  Santa Cruz - Lapa; 2)  descer no início da Av. Vasco da Gama; 3) pegar a linha 2: Vale das Pedrinhas - Barroquinha.

15) Os usuários da linha São Gonçalo - São Joaquim (1119) passarão a pegar dois ônibus, com a integração das linhas São Gonçalo - Lapa/Campo Grande e Tancredo Neves - São Joaquim.

Para chegar até São Joaquim,  o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  São Gonçalo - Lapa/Campo Grande; 2)  descer na Rua Silveira Martins; 3) pegar a linha 2: Tancredo Neves - São Joaquim.

16)  Os usuários da linha Cidade Nova - Barroquinha (0405) passarão a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Cidade Nova – Lapa e Caixa D´Água - Barroquinha. A frota da linha Cidade Nova – Barroquinha será incorporada à linha Caixa D´Água - Barroquinha.

Para chegar à Barroquinha, a pessoa deve: 1) usar a linha 1: Cidade Nova – Lapa; 2) desembarcar na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha 2: Caixa D´Água – Barroquinha.

Fonte: Prefeitura de Salvador

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Padronização de Vitória da Conquista favorece identificação das empresas

Não gosto de padronizações de pintura. Entendo que a identificação rápida das empresas faz parte da qualidade do serviço de transporte e colocar várias empresas com uma só pintura dificulta muito. Mesmo a colocação de nomes de maneira bem discreta não ajuda, pois há o aumento do tempo na identificação das empresas, comparado ao sistema de pinturas diversificadas.

Mas como Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e o principal difusor da ideia criada por Jaime Lerner de colocar uniformes em ônibus apenas para mostrar as populações que são as prefeituras que oferecem o serviço de ônibus inspirou muitas cidades a fazerem o mesmo, prejudicando quem usava as cores dos ônibus para identificar com rapidez o ônibus desejado, o estrago não para de multiplicar, apesar do cancelamento de Aracajú de sua tradicional padronização.

Salvador já garantiu em edital que irá aderir ao modismo. E infelizmente a pintura será por consórcios (serão três: Orla, Miolo e Periferia) e como as empresas são espalhadas, vai ser uma confusão geral, com empresas em mais de um consórcio (o que é ilegal, apesar de ser feito pela prefeitura de Eduardo Paes). A população vai sofrer para pegar os ônibus, ainda mais em uma capital onde o analfabetismo é alto.

Mas a cidade baiana de Vitória da Conquista, decidiu seguir o exemplo de São José do Rio Preto (o de Aracajú também era assim) e variar a cor de acordo coma empresa. Apesar das pinturas serem parecidas, as cores de uma empresa (a recém instalada Cidade Verde, com sede no Paraná) diferem bastante de outra (Vitória, tradicional na cidade). Isso favorece a identificação, apesar de eliminar a identidade visual (as empresas usam logomarcas criadas pela prefeitura).

Feira de Santana, outra cidade baiana já usa a pintura padronizada há tempos, usando o serviço como critério. Como são apenas duas empresas, o dano, mesmo existente, é menor. Mas resta torcer para que este modismo de uniformizar os ônibus se encerre com o fim da copa (razão de ser disso tudo). A população não aguenta mais ter que recorrer a despachantes para pegar o transporte desejado.