Muitos usuários e também busólogos questionam micros e micrões por acreditarem ser impossível instalar mesinhas e torniquetes de cobrador em ônibus de pequeno e médio porte. Eu, pelo contrário, sempre acreditei ser possível e junto isso a minha aversão á dupla função. Cobrador em ônibus é item obrigatório, para a preservação da atenção do motorista, que não é pouca.
Nos anos 80, em Nova Iguaçú, havia uma empresa que usava muitos micros, antes do modismo da década de 90, que surgiu para concorrer com as vans de particulares. A Niturvia (hoje operando com carros grandes, tinha um micro CAIO Carolina com duas portas e cobrador internamente. A mesa e ao torniquete eram do tamanho normal, mas davam conta do serviço, com um banco único na proximidade.
Hoje temos torniquetes e mesinhas para cobrador cada vez menores. Fui ao Fetransrio último e vi um estande com torniquetes bem pequenos, ideais para micro-ônibus. Porque ainda insistir na ideia de que não dá para colocar cobrador em micro-ônibus e micrões?
A Turb provou que é possível, colocando um posto para cobrador nos Volares adquiridos. Nas fotos, o posto de cobrador ainda está sem a mesinha e o torniquete. Não fui informado se foi colocado posteriormente. A posição da cadeira sugere que seria muito fácil a instalação de mesa e torniquete desta forma, para que o posto de cobrador aproveitasse o curto espaço interno.
Vamos parar com a dupla função e contratar cada vez mais cobradores. É uma medida que beneficia a todos já que:
- Cobradores garantem seus empregos;
- Motorista se concentra na sua função;
- Embarque de passageiros mais rápido e mais cômodo;
- Trânsito seguro e rápido com a divisão de funções.
Sei que isso aumenta os custos das empresas. Mas o bom senso diz que essa medida é necessária e indispensável, para a segurança de todos e para a elevação da qualidade do serviço de transporte.
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