Nesta última sexta feira começaram a circular os primeiros carros refrigerados de piso baixo da linha 45. E eu tive a oportunidade de estrear um carro (2.2.032) logo no mesmo dia de estreia dos carros. E vem mais carros por aí, segundo informações vistas no Onibus Brasil.
Para quem não sabe, é a primeira vez que a linha usa carros refrigerados. Não só a linha, como toda a "Santo Antônio", hoje integrante do consórcio TransOceânico. Ela foi uma das empresas que nunca tiveram carros refrigerados no município de Niterói.
O carro que entrei é bem confortável. É um banco de plástico, como aqueles que existem nos ônibus de Salvador, mas o estofado é bem fofo. A ar condicionado espalhou um delicioso odor de ônibus novo por todo o ambiente interno. O preço da passagem é o mesmo dos refrigerados niteroienses: R$ 3,05.
Mas os novos carros não são os primeiros de motorização traseira da empresa. As fotos abaixo mostram carros com motorização traseira, o Ciferal Puro que vi muito quando eu era criança e o belíssimo Mercedes O371 (a mais bonita carroceria dos anos 80), que inaugurou a recuperação da empresa em 1989, após uma crise que felizmente nunca mais voltou.
Parabéns à empresa pela aquisição desses belos Gran Viales (que sinceramente gostei mais do que os Viales BRT da TransNit). O impacto que senti ao ver esses belos carros da linha 45 foi o mesmo de quando eu vi os belos Viales da Oceânica (hoje, Dois de Julho), de Salvador, também refrigerados e de motorização traseira.
A primeira foto foi tirada por mim logo após a minha decida do ônibus, na esquina da rua onde eu moro. Gravei um pequeno filme com ele, mas postarei futuramente. E ainda em andamento uma montagem despadronizada feita por mim, devolvendo a pintura da empresa ao belo carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.