terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Na contramão do resto do país, Aracajú abandona padronização visual

Enfim uma boa notícia e um sinal de coragem em enfrentar a correnteza que leva ao despenhadeiro: Aracajú abandona a padronização visual que virou praga na maior parte dos municípios do país.

A chegada da empresa Atalaia (que usa a pintura do SEI recifense, pois pertence a donos da capital pernambucana) estimulou que outras empresas passassem a ter suas próprias identidades. Duas empresas inclusive estão fazendo concurso para a escolha das pinturas personalizadas.

Aracajú, que é uma cidade estranha por ser tranquila e não ter Carnaval, se torna a segunda capital a abolir a pintura padronizada, depois de Florianópolis. Curioso que  em ambos os casos, mesmo com a padronização, houve um certo respeito a identidade, já que nos dois sistemas, as cores variavam conforme as empresas, como acontece em São José dos Campos.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Apresentado o Ônibus Elétrico de Salvador

A terra do Trio Elétrico está finalmente testando seu ônibus elétrico. Um exemplar da encarroçadora chinesa BYD está sendo testado pela rio Vermelho na linha que liga o centro da cidade até ao aeroporto. Lindo e confortável, só tem o incomodo de não ser refrigerado, com janelas pequenas e pouca circulação de ar no interior de veículo por causa de grossas paredes que revestem a parte elétrica que alimenta o motor. A prefeitura prometeu instalar ar condicionado caso os testes sejam aprovados.

A BYD, Build Your Dreams (construí seus sonhos, em inglês), é uma fábrica chinesa de máquinas, automóveis e ônibus elétricos da China. Ela pretende instalar uma fábrica no Brasil e esses exemplares (há outro em testes em São Paulo) servem como propaganda da marca.

Apesar de apresentados, a equipe deste blogue não foi informada se o tal veículo já está circulando. Torçamos pela aprovação: o carro é lindo e confortável, além de não-poluente.




domingo, 1 de dezembro de 2013