quarta-feira, 31 de julho de 2013

BTU na Estação Mussurunga

Fotos tiradas na parte de estoque da estação Mussurunga mostrando alguns carros da BTU, clicadas pelo Rodrigo Chiclete. 





domingo, 28 de julho de 2013

Não é a primeira vez que a Rio Vermelho tem jardineira

Foi colocada no Onibus Brasil uma verdadeira relíquia: um jardineira da Ciferal ex-Vibemsa que a Rio Vermelho recebeu quando a sua empresa-mãe havia se dividido. Ela rodava na linha para Stella Maris (Praia do Flamengo/Campo Grande). Junto com esta foto, os jardineiras atuais da empresa que servem a linha para o Aeroporto.




sexta-feira, 26 de julho de 2013

André Moreira Gross, o incansável pesquisador dos ônibus baianos

Nosso amigo André Moreira Gross tem se esforçado muito, na dura batalha de colocar na internet a memória dos ônibus baianos, mostrando a todos os modelos e empresas que já rodaram no estado, principalmente na capital.

É um difícil trabalho de pesquisa que tem o nosso reconhecimento e aplauso, em que ele conta com a ajuda de pesquisas em jornais antigos e doações de acervos de amigos como Edmon Bittencourt.

Nosso parabéns ao grande André por este esforço mais que reconhecido e torcendo para que ele encontre mais relíquias para relembrarmos dos bons ônibus que já rodaram na Bahia. 







quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fetransrio 2012: Iveco entra definitivamente na concorrência

Os representantes da Iveco, divisão de caminhões e ônibus da italiana FIAT, já haviam confirmado que a marca iria entrar de cabeça no mercado de ônibus no Brasil. Agora a promessa está sendo cumprida.

Os diretores da marca garantiram que a mesma terá participação em todos os segmentos de ônibus, com a maior variedade possível de modelos, atendendo as mais variados tipos de serviços. O que significa que teremos Iveco dianteiro, Iveco traseiro, Iveco urbano, rodoviário, articulado, etc.

O sucesso do micro City Class e da fase de testes do CC170E22 (testado pela Barramar de Salvador, e que pude verificar pessoalmente), de tecnologia Euro III, estimularam a marca a criar novos modelos, adequando às exigências da tecnologia Euro V.

Com a entrada da brasileira Agrale (consagrada no mercado de micros), no mercado de ônibus normais e da criação de novos chassis urbanos pelas suecas Scania e Volvo (preferidas dos busólogos - a Volvo é a minha preferida), aparece a esperança do fim do monopólio das marcas alemãs Mercedes e VW no mercado de ônibus, sobretudo os urbanos.

(Publicado originalmente no extinto Niterói Coletivo, em 17/10/2012).






quinta-feira, 4 de julho de 2013

Os urbanos da Rota

A famosa e tradicional empresa do sul baiano, Rota, com uma das pinturas mais lindas do país, aparece aqui com os exemplares da sua frota urbana. Para quem não conhecia, uma grata surpresa.




quarta-feira, 3 de julho de 2013

O verdadeiro Bus Rapid Transit

Um recado aqueles que se maravilharam com os zerentos Volvo que apareceram lá em Curitiba. Eu também me maravilhei, mas como não vivo de ilusões, a minha admiração se limitou a aspectos estéticos e parou por aí. O recado é o seguinte: se pensam que Curitiba chegou ao futuro em matéria de mobilidade urbana, é porque ninguém viu nada.

A universidade de tecnologia Delft, situada na Holanda, criou um ônibus elétrico que faz 250 km por hora e possui cabines particulares para cada passageiro, com aspecto de um longuíssimo automóvel, poltronas acolchoadas (eu falei: poltronas acolchoadas, deslumbrados!), o que significa que o veículo é realmente confortável. O chassis foi projetado com ajuda da BMW. Desconheço a atuação da famosa marca no ramo de transportes coletivos. Será esta a primeira?

Apesar de ter gostado das aquisições em Curitiba, não sou infantil e reconheço que o sistema da capital paranaense está longe de ser perfeito. E além disso, quem foi que disse que ônibus precisa apenas ser grande para oferecer bom serviço?