quinta-feira, 30 de maio de 2013

Águia Branca compra Irizar

A empresa que via muito em Salvador e que continuo vendo em Niterói por conta de suas linhas para o Espírito Santo e pelo serviço de fretamento, adquiriu um belo Irizar I6 que encaixou como uma luva na bela estampa da empresa. 

Adoro Irizar e esse novo modelo, uma espécie de versão modernizada do apaixonante PB deve substituir o atual Century, que acredito que deva sair de linha. Muitas empresas estão comprando o I6 e tomara que mais comprem.

Agora sabemos de onde a Marcopolo tirou a inspiração para o seu G7 (que a Águia Branca também tem).



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Empresa baiana Turim, de fretamento, apresenta sua nova identidade visual

A empresa Turim, que faz fretamento e que faz uma linha regular (Salvador/Nova Dias D'Ávila), acaba de adquirir novos carros da Irizar, com uma nova e belíssima estampa de pintura que promete chamar a atenção dos que verem os ônibus. Tomara que a frota das linhas regulares adote rapidamente esta bela estampa.


sábado, 18 de maio de 2013

Salvador já acelera bem o ritmo de renovações de frota

Nos últimos três anos, a capital baiana, que ficou um ano inteiro (1993, há exatos 20 anos) sem renovar frota, hoje já tem uma frota moderna em bem conservada, além de 100% adaptada para cadeirantes. 

As empresas que antes renovavam duas vezes por ano com média de 15 carros por remessa, já fazem renovações bem maiores. Já tem empresas que fazem duas remessas de 40 carros por ano, acelerando drasticamente a renovação. Além disso, boa parte das empresas aprendeu a conservar frota e existem as que tem frota integralmente conservada como a Rio Vermelho e a Joevanza.

Interessante que isso acontece ao mesmo tempo que as frotas de Niterói e Rio de Janeiro já começam a se deteriorar, com acidentes e "quebras" cada vez mais frequentes e sinais evidentes de má conservação. A uniformização visual das frotas dessas cidades fluminenses fez com que as empresas, sem imagem a zelar e se sentindo vítimas de uma encampação enrustida, relaxassem nos gastos com manutenção. O que felizmente não acontece na capital baiana, apesar de uma padronização visual relativa (70% das empresas de ônibus de Salvador), repudiada por busólogos e usuários soteropolitanos.

Há muito o que fazer para melhorar a frota soteropolitana. Colocar urbanos refrigerados é uma delas. Mas é explícita a melhoria no estado de conservação e na renovação da frota da capital baiana, em que a maioria esmagadora da população depende dos serviços de ônibus para poder exercer seu direito de ir e vir, garantido por lei.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cartões postais busófilos de Salvador

A busologia baiana tem evoluído bastante, em parte graças ao site Ônibus Brasil, que estimula o aumento de qualidade das fotos. 

Mas existe gente que vai além e transforma as fotos em verdadeiros cartões postais, não apenas focalizando o ônibus mas valorizando tudo que está ao redor dele, resultando num trabalho bastante artístico. 

Coloco aqui algumas destas fotos (existem muitas - mas a postagem ia ficar gigantesca) e já vou parabenizando a todos os autores pelo bom gosto e pela mira certeira que garantiram fotos dignas de quadros expostos em eventos de arte.












segunda-feira, 13 de maio de 2013

O piso baixo da Região Metropolitana de Salvador

Circula por Salvador, com destino a Praia do Forte (que conheci e gostei muito), um exemplar da Busscar Urbanuss com chassis de piso baixo Scania. Creio ser o único exemplar que roda por lá. Mas quem sabe com o plano de melhorias nos ônibus proposto pela nova gestão da prefeitura de lá, pelo menos na frota municipal, apareça alguns exemplares de piso baixo por la?

Já falamos em postagem recente sobre os pisos baixos de Niterói, este da Linha Verde é uma boa oportunidade de teste, não acham? E merece aprovação!



sábado, 11 de maio de 2013

Ônibus de Niterói faz sucesso entre busólogos soteropolitanos

Eu morei em Salvador de 1990 a 2008. Depois disso, voltei a Niterói, cidade onde fui criado. Interessante que entrando hoje no Facebook me deparo com uma postagem longa com muitas fotos de Niterói em um grupo de discussão sobre ônibus baianos. Achei legal isso, parecendo uma homenagem involuntária a mim.

Na verdade os busólogos estavam adorando a concepção dos ônibus da cidade onde moro atualmente. Como no mês que vem sai o resultado da licitação de Salvador, após a declaração do secretário de transportes que se manifestou favorável a refrigeração dos ônibus urbanos na capital baiana, sugiro que inclua carros de piso baixo iguais aos de Niterói. Se os busólogos baianos (e eu também, ora!) gostariam muito que esses carros fossem mesmo ser adotados em Salvador!

Todas as fotos abaixo foram clicadas pessoalmente por mim mesmo. A primeira foto foi tirada bem perto do prédio onde eu moro, que fica um pouco atrás das Lojas Americanas focalizada na mesma.









domingo, 5 de maio de 2013

Mais fotos do Volvo que a Rio Vermelho testou

Nos anos 90, a Rio Vermelho chegou a ter vários carros Volvo. Neste ano chegou a receber um carro da marca para testar o chassis B270F, que está fazendo muito sucesso em Salvador, com várias empresas testando e adquirindo. 

O veículo hoje já não está mais na empresa, mas o Wesley Diaz, um dos busólogos baianos a nos brindar com excelentes fotos, postou mais duas fotos com o veiculo ainda na sua fase de testes. 

Torcemos para que a empresa tenha aprovado e retome a compra maciça de veículos da marca que inclusive, são perfeitos para a linha 1034, que passa no bairro onde eu morava e que liga o simpático terminal da Barroquinha ao bairro de São Cristóvão (lugar da foto e próximo ao aeroporto), onde fica o novíssimo shopping Salvador Norte.



sábado, 4 de maio de 2013

Boa Viagem e Metropolitano comprar mais Torinos Mercedes

A União recentemente recebeu um lote de vários Torinos Mercedes OF 1721 Bluetec 5. As empresas do mesmo grupo da União, Boa Viagem e Metropolitano, estão para receber os seus (ainda se encontram na sede da Ciferal, em Duque de Caxias/RJ), que são um pouco mais longos que os da remessa anterior, adequados as linhas de longa demanda que as empresas servem.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Scans variados

Hoje vou postar aqui uma série de scans em preto e branco retirados de jornais, a maioria de A Tarde, mostrando várias relíquias. A medida que for achando mais em meu acervo vou fazendo outras postagens com mais scans.







quarta-feira, 1 de maio de 2013

Moradores do bairro de Nossa Senhora do Resgate reclamam da falta de transporte

NOSSO COMENTÁRIO: Morei no Resgate. Foi a minha primeira residência em Salvador. Conheço os problemas de transporte do bairro. Para as autoridades, é desnecessário haver linhas de ônibus no bairro porque dá para andar até a via principal do Cabula, onde passam as outras linhas. Mas é chão. É muito caminho para andar. Principalmente de noite.

O bairro necessita sim, de linhas próprias e bem servidas, já que em seu final (cerca de 20 minutos andando) há muitas residências e uma grande escola. As autoridades precisam olhar mais para o bairro, importante para a parte inicial do Cabula.

Nossos agradecimentos ao William do blogue Tudo sobre o Transporte de Salvador pela denúncia. Autoridades, leiam este texto e façam alguma coisa. Não pode ficar assim!!!



Moradores do bairro de Nossa Senhora do Resgate reclamam da falta de transporte

Postado por William em Tudo sobre o transporte de Salvador

Esse bairro fica no cabula e é servido pelas linhas 1213, 1118, 1139 e 1108 só que a 1213 conjunto ACM x Barroquinha tá em risco de ser extinta por falta de passageiros e os moradores ja estão reclamando. 

E a linha 1118 São Gonçalo x São Joaquim tem uma frequencia de 50 minutos. Uma vergonha pra uma linha que é operada por dois microonibus acho uma verdadeira vergonha da capital, viu? 

A 1139 nossa senhora do Resgate x Pituba é horrível e ainda tem concorrência com a linha 1106  e a frequência do 1139 é de uma hora e meia o que antes era de hora em hora piorou , esse bairro esta esquecido  a frequência do 1108, Nossa Senhora do Resgate x Lapa é de 50 minutos o que antes era 30 minutos. 

Depois que ACM (Neto) entrou no poder tou vendo os horários dos ônibus ficarem horríveis e diz ele que ta tudo melhorando mas transporte tá piorando  e alinha 1108 é operada pela União com três micro-ônibus. Até que os micro-ônibus não anda super lotados né tá até bom mas a prefeitura tinha que melhorar a frequência dessa linha.

Águia Branca em Niterói

Um velho amigo não se esquece dos seus. Se há uma empresa que via muito em Salvador e continuo vendo em Niterói é a Águia Branca, que faz as linhas da cidade onde moro atualmente para o Espírito Santo, além de ter a sua "Salvador - Rio" passando pelo bairro do Barreto, pela Niterói/Manilha.

Aqui, fotografei um carro da empresa parado em serviço de fretamento, há poucos quarteirões do prédio onde eu moro, no bairro de Santa Rosa. Legal.