sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ônibus escolar para terrenos acidentados

Não canso de ver várias reportagens mostrando como crianças em cidades afastadas do interior vão para as escolas. Geralmente pegam transportes inadequados e muitas vezes arriscados, com péssimas condições de acomodamento e de conservação. 

Pensando nisso, a Volkswagen do Brasil criou um novo chassis visando justamente a atuação nessas áreas acidentadas, sem esfalto e que são muito comuns pelo interior do país. E já lançou os primeiros ônibus exclusivamente para serviço de transportes de estudantes, com essas características. 

Vai ser muito gratificante ver crianças de localidades distantes irem alegremente para as suas escolas num transporte seguro e adequado. Finalmente alguém teve a sensibilidade de pensar nisto. 


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Barramar valoriza conforto dos passageiros

Depois da BTU agora é a Barramar que se esforça para tentar melhorar o transporte de Salvador. Além de, como a BTU, não ter aderido a moda de embranquecimento da pintura da maioria das empresas, ela compra agora carros com bancos estofados de encosto alto, coisa muito rara na capital baiana, predominada por bancos de plástico com encosto baixo e muitas vezes sem estofado. A empresa Praia Grande, por exemplo, que faz as linhas mais longas de Salvador, obriga os passageiros a ficarem horas sentados num banco duro e desconfortável.

Esperamos que com a aprovação (meio suspeita, já que a cidade não tinha infra-estrutura para isso) da FIFA para a desnecessária e inútil copa de 2014, o sistema de ônibus melhore por lá, mesmo com o curtíssimo tempo de cinco anos. O transporte de Salvador é o pior do país, entre as capitais brasileiras. Torcemos para que esse título caia. 


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Passageiros empurram ônibus com marcha a ré quebrada

Essa situação lamentável ocorreu numa cidade do interior baiano (sempre tem que ser a risível Bahia). Um ônibus da empresa sergipana Bonfim, tem o câmbio da marcha a ré pifado. A solução imbecil proposta pelo motorista e pelo despachante é sair mesmo com o ônibus, pedindo para os passageiros empurrarem o pesado veículo para sair do ponto e continuar viagem.

Que vergonha mandar os passageiros empurrarem, o que caracteriza um desrespeito com aqueles que pagam com o objetivo de utilizarem um serviço decente. E não é só. E se houver necessidade de utilizar a ré durante a viagem, hein? Não daria para escapar de acidentes!

Mais um absurdo nos estado dos absurdos. E o zé povo feliz com a $ele$$ão Amarelão. 



segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Trucado de Salvador

Fotografada heroicamente pelo amigo Chico Assis, uma novidade que pode mexer com o sistema de transporte de Salvador, numa tentativa justa de melhorá-lo.

Apareceu numa estalagem, os novos ônibus da Comil Svelto para a empresa Barramar, braço soteropolitano (de soter, "salvador" em grego) da empresa sergipana Bomfim (com "m" mesmo), a mesma do episódio do empurra. O interessante é que os novos carros são trucados, ou seja, tem 3 eixos, o que significa verdadeiros Tribus urbanos.

Possivelmente serão colocados na linha 1313, que liga a Estação Pirajá, que serve ao subúrbio por meio de baldeações gratuitas (Ô Paes, se fizer isso com o terminal da Central, não precisaria fechar a Rio Branco!) ao centro da cidade. A 1313 é uma linha de grande demanda, servida quando surgiu, por articulados. Recentemente circulavam na linha longos Viales (raros em SSA) de motor traseiro.

Os trucados existem há anos em São Paulo e em capitais nordestinas como Recife e Maceió. São bem longos e bastante indicados para linhas de muita demanda e longo percurso. Os dois eixos traseiros fazem com que o veículo não balance muito na traseira, tornando mais seguro para quem senta atrás.