domingo, 14 de outubro de 2018

Novidades na Camurujipe

A Camurujipe, que possui uma das mais belas pinturas de ônibus no mundo, vem com grandes novidades, como a aquisição de carros da Nova Busscar e um carro alto da Marcopolo Paradiso. Vejam as fotos, largamente divulgadas nas redes sociais de ônibus baianos.



terça-feira, 25 de setembro de 2018

Duas novidades da ATT

A ATT, Atlântico Transportes e Turismo, que atende, entre outras linhas, o serviço que liga o metrô de Salvador ao Centro Administrativo da Bahia, tem duas novidades para seus usuários. 

Uma é o teste com um ônibus elétrico da BYD, Build Your Dreams, marca chinesa forte no ramo. Não fomos informados sobre o que a empresa achou ou o que pretende fazer com o veículo. Tomara que aprove e adquira vários.

Outra é a aquisição de mais um carro, desta vez um Apache Vip IV oriundo de uma empresa de fretamento do Rio de Janeiro que operava a linha que serve a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus do Fundão. 

A ATT já opera a mesma linha do CAB com carros ex-Pendotiba da Apache III, similares aos adquiridos recentemente pela empresa niteroiense Brasília.

Legal ver a ATT se evoluindo.






terça-feira, 31 de julho de 2018

Novidades no Grupo Rota

O Grupo Rota/Brasileiro/Cidade Sol está vindo com belas novidades. A Rota e a Cidade Sol está recebendo seus primeiros carros de dois andares para rodar em linhas que não fomos informados. Possivelmente os carros da Rota farão interestaduais e da Cidade Sol pelo interior baiano.

Outra novidade é a nova pintura da Brasileiro, que agora segue o estilo do grupo. Como é a empresa do grupo que tem frota urbana, além da Rota, vai ser legal ver carros urbanos da Brasileiro com a belíssima nova pintura.

Os carros serão apresentados em um encontro de entusiastas a ocorrer esta semana na capital baiana. Estamos felizes com as novidades.



domingo, 8 de julho de 2018

ATP recebe novidades

A Alagoinhas Transportes Públicos, empresa da cidade de Alagoinhas associada a Concessionária Salvador Norte, de Salvador, vai receber novidades bem interessantes em sua frota. Os registros são do entusiasta baiano Samuel Luan.

Um lote de micros executivos equipados com ar - que não sabemos se será utilizado ou não - e um lote de Torinos 2007 VW oriundos não da Salvador Norte, mas comprados da Plataforma Transportes, vão integrar a frota da simpática cidade. Há uma suspeita minha que estes micros operem uma linha intermunicipal para uma cidade vizinha, com o ar condicionado ligado.

Não temos maiores informações a respeito. Mas há suspeitas de que o transporte na cidade passe por uma grande mudança, já que a empresa tradicional na cidade, a Xavier, se encontra com dificuldades, mas ainda servindo heroicamente e com competência, o serviço de transporte em suas linhas.

Lembrando que o processo de pintura da frota da ATP está bem acelerado, eliminando o branco sem graça para a pintura com o agradável vermelho. Já não são tantos carros que ostentam a ausência de pintura.

Aguardemos mais novidades sobre Alagoinhas, uma cidade em constante desenvolvimento.


domingo, 1 de abril de 2018

Começam as obras do BRT soteropolitano. Previsão de conclusão e operação é de 2 anos

Esta semana foram iniciadas as obras do BRT de Salvador, que inicialmente ligará o Terminal da Lapa até o bairro do Iguatemi, onde situam os shoppings mais importantes da capital. O site oficial do BRT Salvador foi lançado e confirma que o tipo de ônibus escolhido é o articulado, já consagrado neste tipo de sistema.

O sistema será dividido em três tipos de linha:
- LINHAS EXPRESSAS: Veículos que saem de uma estação a outra sem parar nas intermediárias.
- LINHAS PARADEIRAS: Veículos que vão parando em pontos reservados durante o percurso.
- LINHAS EXPANDIDAS: Veículos que operam no BRT mas se deslocam a áreas adjacentes para pegar passageiros e retornar às pistas de BRT.

A previsão é que comecem a operar em 2 anos, ou seja 2020. Não há informações sobre qualquer ampliação do sistema, que terá interação com outros modais. Com o BRT, o sistema de ônibus existente continuará existindo, apesar da possibilidade de extinção de linhas envolvidas com o percurso do BRT, o que já acontece com linhas envolvidas com o percurso do metrô.

Em 1990 houve uma tentativa de implantação de uma espécie de BRT em Salvador, conhecido como "Transporte Municipal de Massa", operado pela empresa Ogunjá (veja foto que ilustra esta postagem). O sistema foi extinto na década de 2000, alguns anos após a extinção da empresa.

O BRT de Salvador chegou a ser operado pela empresa sergipana São Pedro (posteriormente denominada Barramar), com a Ogunjá operando linhas fora do sistema. Ambas as empresas estão hoje extintas. Aguardemos a implantação do BRT de Salvador.