terça-feira, 21 de outubro de 2014

Um clássico de Feira de Santana

Uma relíquia do transporte de Feira de Santana está ilustrando esta postagem. Como sabemos, a simpática cidade está num processo de intensa renovação de frota em seu sistema de ônibus e já deve aprovar um edital para a licitação que irá colocar mais mudanças no sistema.

Este Millennium da extinta empresa Auto Unida representou grande beleza na frota da cidade enquanto rodou e serviu bastante a linha que ligava o centro da cidade ao belíssimo campus da UEFS. A foto foi clicada pelo busólogo baiano Aloisio Cunha, que após um longo sumiço da internet, inaugurou recentemente sua conta no Ônibus Brasil. O que é uma excelente notícia, sinal que veremos verdadeiras relíquias sendo publicadas no site (o acervo de fotos de Aloísio é invejável).

A própria carroceria da CAIO é em si uma verdadeira relíquia e foi um erro da encarroçadora tirá-lo de linha. Suas linhas são mais modernas e belas que o horrendo Millennium BRT, atual xodó da encarroçadora, que lembra um projeto deformado.

Esse exemplar da Auto Unida ainda hoje deixa saudades nos busólogos não só da Bahia, mas todos aqueles que curtem belos ônibus. 


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Apresentada a farda-padrão dos ônibus municipais de Salvador

Eduardo Paes, prefeito do Rio, tomou a iniciativa, os prefeitos adoraram a ideia e a mania pegou feito pereba. Agora, ônibus municipal não tem mais pintura própria, sendo obrigado a usar uniforme imposto por prefeituras.

É uma encampação meio estranha, já que tem todas as características de uma encampação, com a diferença que as empresas continuam sendo controladas pelos seus donos, que tem que pagar com o próprio bolso o sistema que agora é administrado pelas secretarias de transporte. Agora que não tem jeito, aceite-se. O tempo mostrará as desvantagens dessa mania.

Mas pelo menos em Salvador, a padronização promete não ser muito nociva, já que os consórcios foram divididos pelo critério de grupos empresariais, o que é menos mal. Todos sabem que passageiros pegam ônibus pela empresa e isso pelo menos não será alterado bruscamente. Apesar do destaque dado a inútil informação do nome do serviço "Integra", o que pode fazer com que a grande maioria dos passageiros apelidem de "Viação Integra", dado o insistente cacoete de secretarias de transporte de omitir ou subestimar o nome das empresas em seus sistemas.

Outra vantagem é que a nova padronização vai eliminar outra padronização (não governamental, decidida por empresas), onde cerca de 65% delas não pintava os ônibus, se limitando a colocar uma logomarca na pintura totalmente esbranquiçada. A cidade mais colorida do país vai colocar cores em seus ônibus.

A divulgação da nova pintura se deu através de um anúncio da Comil, que fornecerá muitos carros para o consórcio Plataforma, pertencente ao grupo Gevan (Joevanza). Aliás, a Mercedes-Benz e a Volkswagen anunciaram o fornecimento de muitos chassis para a capital baiana, sinal de grande renovação de frota.

As cores dos consórcios ficaram assim:

- Plataforma (Cidade Baixa: Grupo Gevan) - Amarela
- Ótima (Cidade alta, menos Orla e Paralela: Grupo Misto) - Verde
- Salvador Norte (Orla, Paralela e Aeroporto: Grupo Vibemsa) - Azul

Não fomos informados quando começarão a adotar esta pintura. Esperamos que signifique alguma melhora, pois em muitas cidade que adotaram a pintura padronizada, os sistemas tiveram uma nítida piora na qualidade do serviço e na manutenção das frotas. Bem ao estilo das encampações e de empresas públicas do passado.